(11)

Durômetros

Gostou? compartilhe!

Os durômetros são aparelhos altamente importantes para o segmento industrial do mercado. Tratam-se de aparelhos utilizados para medir a dureza de um material, ou seja, sua resistência. Os durômetros realizam a medição de objetos de plástico e de borracha que possuem um grau de resistência a mudanças permanentes. O método utilizado na medição mede a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação de carga.

O durômetro pode ser utilizado em:

  • Indústrias automobilísticas;
  • Laboratórios;
  • Indústrias automotivas, entre outros.

O método utilizado na medição pelos durômetros é feito através de uma mola calibrada. O processo é relativamente simples, o material é submetido a uma pressão definida por meio da mola calibrada que atua sobre o endentador. Um dispositivo de indicação fornece as informações sobre a profundidade da endentação. Desta forma, o valor da dureza é proporcionado através da profundidade da penetração no material sob teste.

Devido a resistência de alguns materiais plásticos e borrachas, a leitura da dureza pode se modificar com o passar do tempo, por isso, às vezes, o tempo de endentação acompanha o valor medido da dureza.

Além dos durômetros, o procedimento de medição requer uma atuação profissional, por isso é fundamental contar com profissionais especializados na área que saibam manipular o dispositivo e realizar a leitura correta.Para uma medição precisa, um equipamento de qualidade é fundamental.

Procurando mais informações a respeito de durômetros?

Para que a medição de dureza de um material forneça resultados precisos, é de suma importância utilizar durômetros de alto padrão de qualidade. Há disponível no mercado diversas marcas e modelos do dispositivo para atender a diversas empresas, porém é importante contratar uma revendedora de confiança, como a Real Tools. A Real Tools atua no mercado há 25 anos comercializando equipamentos de medição, corte e afins. Entre em contato.