(11)

Torquímetros

Gostou? compartilhe!

Os torquímetros são ferramentas de suma importância para diversos processos de montagem no segmento industrial e mecânico. Basicamente são ferramentas utilizadas para apertar porcas e parafusos de forma eficiente. A ferramenta possui uma haste de metal com um furo onde é colocado um extensor de chave de encaixe. A grande diferença dos torquímetros em relação a outras ferramentas utilizadas para apertar e afrouxar porcas e parafusos é que ela também mede o torque, ou seja, a força de rotação do parafuso ou porca, fazendo com que o processo se torne ainda mais preciso.

Os torquímetros basicamente lidam com o apertamento final e informam se a porca ou parafuso precisam de mais ou menos aperto para que se mantenha firme sem proporcionar pressão exacerbada, algo que pode causar dano na peça na qual a porca ou parafuso esteja fixado. Para uma utilização adequada do torquímetro, é fundamental o conhecimento básico de algumas informações para que ele ofereça toda a eficiência necessária. Além disso, é fundamental considerar alguns pontos no momento da medição, como:

  • Saiba quais valores cada torque comporta;
  • Junte o extensor a chave específica;
  • Coloque o torquímetro sobre o parafuso;
  • Aperte enquanto acompanha os valores.

O conhecimento básico e a observação atenta são fundamentais para a utilização do torquímetro.

Obtenha mais informações a respeito de torquímetros

Há disponível no mercado torquímetros de diversos modelos e marcas diferentes. Para garantir qualidade e alta eficiência nos processos, é indicado optar por marcas reconhecidas no mercado. Em todo caso, contar com uma empresa especializada para que um profissional possa indicar é a melhor opção. Conheça a Real Tools, empresa especializada em ferramentas de medição, corte, aperto e afins.